"The Walking Dead" da Indonésia - Onde os Mortos Caminham Sobre a Terra
Cada cultura tem sua própria maneira de lidar com a morte e o falecido. Mas em uma sociedade na Indonésia, esse não é o caso. Conheça o ritual que fazem os mortos andarem sobre a terra.
Toda sociedade tem sua própria maneira de lidar com a morte e o falecido[Veja mais aqui]. Existem inúmeras crenças sobre o que se torna o nosso espírito em nossa inevitável morte, e os seres humanos têm uma longa tradição de práticas funerárias, cerimônias e rituais tão variados quanto as muitas culturas que derivam. Não importa qual cultura ou o sistema de crenças, na maioria dos casos, o cadáver falecido permanece morto ao longo da prática. Mas em uma sociedade na Indonésia, esse não é o caso. Pois na cultura Toraja o termo "Walking Dead" não é um termo metafórico, mas sim bastante literal.
Os Torajas são um grupo étnico indígena das montanhas de South Sulawesi, na Indonésia. Os povos de Toraja são conhecidos por suas esculturas de madeira e suas peculiares casas ancestrais tradicionais, com telhados enormes e em pico que aponta como um barco, conhecido como tongkonan. Mas eles são ainda mais conhecidos por seus ritos funerários elaborados e estranhos e locais de enterro. Este macabro fascínio com a morte pode ser visto em todas as partes das aldeias de Toraja, desde os elaborados túmulos esculpidos diretamente em penhascos escarpados até as tradicionais casas de tongokonan, que estão imaculadamente decoradas com os chifres de búfalos, símbolo de riqueza e usado quase exclusivamente como lugares de repouso para os cadáveres de familiares recentemente falecidos. No entanto, é em seus ritos funerários que realmente mostram a cultura da morte de Toraja.
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Casas de Toraja |
Os Torajas tem uma forte crença na vida após a morte, e o processo da morte para o enterro é longo. Quando uma pessoa morre, o cadáver normalmente é lavado e mantido no tongokonan, enquanto aguarda seu funeral e posterior enterro. Nas famílias mais pobres, o corpo pode simplesmente ser mantido em outra sala de sua própria casa. Uma vez que a cerimônia funerária de Toraja é tipicamente um caso extravagante, que exige que todos os parentes estejam presentes, não importa o quão longe possam estar, e os corpos geralmente são sepultados dentro de caixões colocados dentro de cavernas funerárias cuidadosamente esculpidas em penhascos de pedra calcária, semanas ou mesmo meses podem passar entre a morte e enterro. Este tempo é necessário para que todos os arranjos sejam feitos, parentes a serem reunidos e para economizar dinheiro para pagar o funeral e o enterro caro. Isso não é incomum, nem é particularmente desagradável para os moradores. Na sociedade Toraja, acredita-se que o processo da morte é longo, como a alma gradualmente faz o caminho para a vida após a morte, conhecida como Puya, A Terra das Almas.
Durante este período de espera, o cadáver ainda é tratado um pouco como se ainda estivesse vivo, porque acredita-se que a alma permaneça próxima, esperando sua jornada para Puya. O corpo é vestido, preparado e limpo regularmente, e até mesmo oferecem-se refeições todos os dias, como se ainda fosse um membro vivo da família. Nem é incomum para os convidados agradecer ao cadáver por ser um anfitrião gracioso. Quando todos os arranjos forem feitos e todos estão presentes, a cerimônia do funeral começa.
Dependendo do nível de riqueza que o falecido desfrutou na vida, estes podem ser incrivelmente extravagantes, incluindo festas maciças e durando dias. Durante a cerimônia, centenas de parentes e familiares se reúnem nos locais cerimoniais chamados de rante, e expressam seu sofrimento com o canto, o tocar de músicas e danças. Uma característica comum nestes eventos, especialmente para os ricos, é a oferta de búfalos e porcos para sacrifícios. Esses búfalos e porcos são considerados necessários para o espírito do falecido quando passam para a vida após a morte, e quanto mais animais forem sacrificados, mais rápido será a jornada. Para este fim, dependendo da riqueza da família, até dezenas de búfalos e centenas de porcos são abatidos, com o evento desenhando a fanfarra de foliões que dançam ou tentam pegar o sangue jorrado com palhas de bambu. Depois que os animais são mortos, as cabeças do búfalo são muitas vezes alinhadas em um campo para aguardar o seu dono morto. O derramamento de sangue sobre a Terra é pensado para ser um componente importante da transição da alma para Puya, as cabeças são mantidas para este propósito, como se o sangue de todos aqueles búfalos e porcos não fosse suficiente.
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Cerimônia fúnebre, onde porcos e búfalos são abatidos |
Quando as festas funerárias terminaram, o corpo está pronto para o enterro. Normalmente, o cadáver será colocado dentro de uma caixa de madeira, após o qual será enterrado não no chão, mas sim em uma caverna funerária especialmente esculpida, apenas para este fim, uma caverna naturalmente formada que se encaixa nos requisitos, ou no caso de bebês ou crianças pequenas, será pendurado em um penhasco com cordas grossas até as cordas apodrecerem e o caixão cai no chão, após o qual será reatado. A razão de colocar os mortos tão alto é que os Torajas acredita que eles devem ser colocados entre o Céu e a Terra para que o espírito encontre seu caminho para a vida após a morte. Dentro das cavernas funerárias são colocadas todas as ferramentas e equipamentos que o espírito da pessoa possa precisar na vida após a morte, incluindo dinheiro (hei, nunca se sabe!) e estranhamente pilhas de cigarros. As cavernas de sepultura podem ter apenas um caixão ou ser mausoléus elaborados, decorados com ornamentações monumentais para os ricos, ou podem ser "decorados" com os numerosos caixões de toda uma família. Algumas dessas sepulturas têm mais de 1.000 anos, com os caixões completamente apodrecidos e nada além de ossos e crânios restantes.
No entanto, este não é a última vez que verão os corpos, pois é depois do enterro real que os Torajas promulga talvez o seu ritual mais incomum sobre os mortos. Uma vez por ano, em agosto, os aldeões retornam às cavernas funerárias para remover os corpos e mudar suas roupas, prepará-los e banha-los, além de reparar o máximo possível qualquer dano que os caixões possam ter incorrido. Este ritual é conhecido como Ma'nene, ou "The Ceremony of Cleaning Corpses", e é realizada no falecido, não importa quanto tempo ele tenha morrido ou que idade ele possa ter sido. Alguns dos cadáveres estão nas cavernas há tanto tempo que ficaram mumificados. Depois que os cadáveres são refrescados, os aldeões os mantém de pé e os fazem "andar" pela aldeia até seu lugar de morte e descanso, após o qual o corpo é colocado de volta no caixão e retorna à sua caverna até o ano seguinte, quando todo o processo mórbido será repetido.
Embora isso tudo pareça bastante macabro e bizarro, algumas áreas remotas ainda alegadamente praticam uma cerimônia ainda mais antiga, ainda mais estranha, na qual os mortos dizem literalmente caminhar por conta própria. Uma coisa comum a todas as cerimônias funerárias e ritos dos Torajas é que, para que o espírito possa passar para a vida após a morte, certas condições devem ser cumpridas. Primeiro, todos os parentes e a família extensa do falecido devem estar presentes para o funeral. Em segundo lugar, o falecido deve ser enterrado na aldeia de seu nascimento. Se essas condições não forem cumpridas, diz-se que a alma permanecerá sempre ao redor de seu corpo em um estado de limbo e incapaz de viajar para Puya. Conta-se também a crença de que, nos velhos tempos de dificuldade, dissuadiam as pessoas de viajarem para longe de suas aldeias, para que não ficassem presos e amarrados ao cadáver, caso morressem, em algum lugar distante. Isso tudo proporcionou alguns desafios no passado, como antes do século 20 e subsequente colonização pelos holandeses, onde os Torajas viviam em aldeias remotas, autônomas, que eram completamente isoladas umas das outras e do mundo exterior, sem estradas que as ligassem. Quando um aldeão morria longe de seu local de nascimento, era difícil para a família recuperar o corpo e levá-lo de volta através do terreno acidentado e montanhoso para seu local de origem. A solução para este problema foi única, para não dizer estranha.
Para se certificar de que o cadáver poderia ser devolvido à sua vila de nascimento e poupar a família a dificuldade em levá-lo eles mesmos, xamãs especiais eram procurados porque, supostamente, tinham o poder de recuperar temporariamente os mortes de volta à vida. A marca particular da magia negra utilizada pelos xamãs só traziam os mortes de volta à vida no sentido mais rudimentar. Dizia-se que esses cadáveres ambulantes desconheciam em grande parte seus ambientes e não respondiam, eram inexpressivos e não coordenados, apenas capazes de realizar as tarefas mais básicas, como caminhar. Ao ser trazido de volta à vida, o cadáver ambulante, segundo contam, se moviam rígidos e roboticamente em direção a sua aldeia de nascimento, muitas vezes guiado pelo xamã ou uma procissão de membros da família, mas às vezes por conta própria. Corredores especiais se deslocavam à frente do grupo para alertar os outros no caminho que um cadáver ambulante estava passando. A caminhada de volta para a aldeia deveria ser um momento completamente silencioso e sombrio, e diz-se que, se alguém se dirigisse ao cadáver diretamente pelo nome, ele imediatamente colapsaria e perderia qualquer energia que o animasse.
Agora, antes que você entre em pânico e comece a se preparar para um inevitável apocalipse de zumbis, é importante frisar que o processo é apenas temporário e os efeitos só duram até o cadáver alcançar seu local de nascimento, embora, dependendo das distâncias envolvidas, isso poderia levar dias ou mesmo semanas. Nenhuma palavra é dita sobre o que acontece, se um morador morre no exterior. Ao longo deste tempo, o "zumbi" não é uma criatura que ataca os vivos, mas sim é totalmente passiva, não mostrando nenhum interesse ou reconhecimento daqueles ao seu redor. Uma vez que os mortos andantes atingissem a sua aldeia, ele voltaria a ser um mero cadáver para aguardar o seu funeral de maneira normal, onde banhavam-no, ofereciam refeições e o arrumavam todos os dias. Em algumas tradições, o corpo será reanimado mais uma vez, a fim de abrir caminho para o caixão em que será enterrado.
Os xamãs que poderiam ressuscitar os mortos não restringiam suas práticas obscuras aos seres humanos. Dizem que, em algumas cerimônias funerárias, a magia era lançada sobre as carcaças dos animais abatidos para o sacrifício, e há histórias dos xamãs que trazem os corpos dos búfalos sem cabeça para caminhar ou fazer as cabeças decapitadas se moverem , olhar ao redor, fazer uma careta ou gritar. O mesmo era, às vezes, feito com porcos e galinhas abatidos também. Muitas vezes, o propósito desta exibição horrível era para que o xamã pudesse demonstrar seus poderes em uma exibição pública, antes de ser chamado a "ressuscitar" um ser humano.
Hoje em dia, com muitas estradas e um amplo acesso ao transporte, o suposto ritual de mortalidade ambulante é amplamente visto como desnecessário e, assim, nos tempos modernos, a prática trazer os mortos para a caminhada diminuiu e é raro encontrar na sociedade Toraja. Na verdade, muitas das gerações mais jovens não acreditam nessas histórias. No entanto, algumas aldeias remotas ainda alegadamente o praticam. Uma aldeia isolada chamada Mamasa é particularmente conhecida pela prática desse rito macabro, e há relatos ocasionais de pessoas que vislumbram esses zumbis atravessando o deserto ou entre uma procissão de membros da família. Nos últimos anos, as fotos desses supostos zumbis, às vezes, provocaram debates e controvérsias. Embora os cadáveres dessas fotos certamente parecem reais.
Será mesmo verdade ou é um mero folclore e mentira? Os Torajas realmente tem o poder de levantar temporariamente os mortos e fazê-los andar? Qualquer que seja o caso, certamente existe uma forte tradição de fazer isso em South Sulawesi, e alguns dos aldeões aqui certamente parecem pensar que é muito real. De qualquer forma, é, sem dúvida, uma tradição assustadora nesta fascinante sociedade que elevou a morte e funerais a um nível totalmente novo.
Veja mais fotos da cerimônia anual:
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Túmulos esculpidos na rocha |
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